sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Modelo de cor

Modelos de cor

 Os modelos de cor fornecem métodos que permitem distinguir uma cor. 
Quando utilizamos um sistema de coordenadas para determinar os componentes do
 modelo de cor , estamos a criar um espaço de cor.

 Existem vários modelos de cor que estão adaptados a dispositivos de saída.


  •  RGB
  • CMYK
  •  HSV
  •  YUV 


Modelo 
 
 
 
 
 
 
 
 RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue).
O principal objetivo do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos de saída. 
O modelo RGB é um modelo aditivo, definindo as cores como uma combinação
das três cores primárias, vermelha,verde e azul.

 
 
 
 

Modelo  




 
O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão, ciano, magenta e amarelo. Este assenta na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outros.
As cores primárias do modelo CMYK são as cores secundárias do modelo RGB.
 O modelo CMYK é constituído a partir do modelo CMY, em que foi acrescentado a cor preta.
A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.



Modelo HSV



O modelo HSV baseia-se na perceção humana da cor. Este modelo consiste numa concepção intuitiva da técnica utilizada por um artista ao misturar cores primárias para a obtenção de outros tons compostos. A seleção e obtenção de cores no modelo HSV é muito mais intuitiva que nos modelos RGB e CMY. O seu princípio baseia-se no controle dos valores de Tonalidade (Hue), Saturação (Saturation) e Valor (Value). Isto é, os artistas para obterem várias cores combinam a tonalidade com elementos de brilho e saturação.

Tonalidade (Hue)- É a componente que seleciona a tinta em uso, sendo controlada pela posição angular de um ponteiro numa roda de cores definida de 0 a 359.

Saturação (Saturation) - É  a componente que determina a pureza da cor selecionada na tonalidade. Todos os tons cinza possuem Saturação igual a zero e todas as tonalidades puras possuem Saturação igual a um. A tonalidade e a saturação são elementos de crominância, pois fornecem informação relativa à cor.
Valor (Value)- Regula o brilho da cor determinada anteriormente. O Valor traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. O termo luminosidade está relacionado com a luz refletida, enquanto que o termo brilho está relacionado com a luz emitida.








Modelo YUV



O Modelo YUV tem em conta a característica que nenhum dos modelos RGB, CMYK e HSV têm, ou seja, uma propriedade da visão humana que é mais sensível ás mudanças de intensidade da luz do que da cor. Este modelo permite, assim uma boa compressão dos dados, pois parte da informação de cromância pode ser retirada sem provocar grandes perdas na qualidade da imagem.



Este modelo foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão, baseado na luminância e permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco como de cor de forma independente. também guarda a informação de luminância separada da informação de crominância.



Sem comentários:

Enviar um comentário