quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Cor


A cor é uma sensação que é produzida pelos raios luminosos,  nos órgãos visuais e que é interpretada pelo cérebro, fenómeno físico-químico, em que cada cor depende do comprimento de onda.
Assim todos os corpos iluminados, absorvem parte das ondas electromagnéticas e reflectem as restantes, então essas ondas reflectidas são captadas pelo olho e,posteriormente são interpretadas pelo cérebro. Em condições de pouca luz, o ser humano apenas consegue ver a preto e branco.





Como o cérebro humano interpreta  as cores ?

O cérebro humano faz uma interpretação das cores que após a luz atravessar a íris e ser projectada na retina, os olhos ao serem sensores de toda a visão, podem ser do tipo escotópica e fotópicaDeste modo o cérebro processa o que observou. 

  • Então os olhos sendo estes sensores da visão, existe o tipo escotópica e fotópica.
visão Escotópica capta baixos níveis de luminosidade e não é sensível ao comprimento de onda, não detectando a cor. 
Este tipo de visão é utilizado durante a noite/em ambientes escuros, onde o olho passa a ser mais sensível ao azul.
 Os sensores que utilizamos na visão Escotópica são os bastonetes, existindo apenas um tipo, são cerca de 100 milhões em cada olho.


A Visão Fotópica é o termo cientifico que se dá á visualização das cores, esta visao é feita  por parte do olho humano, durante o dia e em condições normais de luminosidade. Este tipo de visão só funciona para elevados níveis de luminosidade e é sensível ao comprimento de onda. A luz que é projectada na retina é interpretada pelos cones. Em cada olho existem 5 milhões de cones.

Estes estão distribuídos por três tipos, um distingue os vermelhos (64%), outro os verdes (32%), e o ultimo distingue os azuis (2%).





Fontes:
http://www.artigosenoticias.com/artigos/fisica/130/o_que_e_a_visao_fotopica.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vis%C3%A3o_escot%C3%B3pica 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores


Sem comentários:

Enviar um comentário